ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DO BAIRRO MARIA CONGA SERÁ ATIVADA

Na última quinta-feira (11), a Prefeitura de Magé e a Cedae firmaram uma parceria que vai resolver de vez o fornecimento de água no primeiro distrito da cidade. Os secretários de Governo, Habitação e Urbanismo e Trabalho e Renda, juntamente com o representante da Cedae, acertaram os detalhes da obra da Estação de Tratamento de Água do bairro Maria Conga.

De acordo com o secretário de Governo Marcos Peçanha, mais conhecido como Sabiá, a reunião aprimorou os planos de unir a Prefeitura, a Cedae e a Montenegro – empresa prestadora de serviços, contratada pelo Governo do Estado para executar a obra.

“O secretário estadual de Infraestrutura, Bruno Kazuhiro, esteve no município visitando as encostas e fez uma parceria conosco. O prefeito Rafael Tubarão solicitou urgência nessa obra, cumprindo uma solicitação feita por Kazuhiro e pelo governador do Estado, Wilson Witzel, ao presidente da Cedae”, explicou Sabiá.

Para Emilcio Jorge Sabino, representante da Companhia, a população só tem a ganhar com este acordo. “A Cedae quer colaborar com a melhoria do sistema de água da cidade, pois quando essa obra ficar pronta, Magé terá uma água de qualidade e será resolvido o problema de abastecimento”, disse ele, completando que a meta é resolver esse problema e afastar de vez o fantasma da falta d’água.

O bairro Maria Conga, onde fica localizado o reservatório de água da cidade, será o primeiro a ver o resultado das obras. Porém, para que não haja dúvida, o engenheiro Paulo de Castro, da empresa Montenegro, expôs como o projeto será desenvolvido.

“De imediato será feita a reconstrução do reservatório, concluindo a estação de tratamento e da captação. Mediante a isso, todo o 1º distrito será beneficiado, pois hoje, a estação tem a capacidade de tratamento de 200 litros por segundo, e o reservatório de 5 milhões de litros. Após a execução do serviço, um estudo será feito para melhor dimensionar e distribuir essa água que será tratada e reservada no bairro Maria Conga. A obra foi reiniciada há 15 dias e o nosso planejamento é concluí-la em até 18 meses. Quero aproveitar para agradecer a parceria e o empenho da Prefeitura, através do prefeito Rafael Tubarão, no apoio ao projeto”, detalhou Paulo.

A Secretaria de Habitação e Urbanismo está presente na parte técnica do projeto, com o objetivo de agilizar e evitar eventuais problemas que possam surgir no decorrer da execução do serviço. “Estaremos ajudando no mapeamento, nas plantas e nos projetos. Nossa equipe técnica está a disposição para atendimento de qualquer solicitação que seja da empresa. Esse abastecimento de água será feito primeiro em Maria Conga, e depois iremos conseguir abastecer o 1º distrito inteiro”, falou o secretário da pasta, Gustavo Morgado.

Além disso, Morgado fez questão de tranquilizar a população. “Essa é uma briga de mais de 20 anos, que agora vai sair do papel. Não só a população, como todos nós, estamos esperançosos com isso. Vai acontecer porque estamos batalhando para isso”, finalizou.

VIA: CANAL MAGÉ

Mais Matérias

Pesquisar...