Segundo a prestação de contas realizada pela Secretaria de Saúde de Magé, o município aplicou R$ 60.196.002,70 nos meses de setembro a dezembro do ano passado na área da saúde, o que representa um percentual de 39,38%, bem acima do previsto na Constituição, um mínimo de 15%.
“São muitas as atividades que executamos nesse terceiro quadrimestre, o acumulado ao longo dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Essa audiência é para mostrar as metas e repasses alcançados neste período”, explicou Daniel Martins, coordenador de Vigilância Epidemiológica, que fez a apresentação do relatório nesta quarta-feira (19) na Câmara Municipal de Magé, na primeira audiência pública de 2020 para divulgar a prestação de contas da Saúde.
A mesa principal da Câmara foi composta pela secretária de saúde, Carine Tavares; o presidente da Câmara, Rogério do Valle; a presidente do Conselho de Saúde, Sônia Nascimento; o vereador e presidente da Comissão de Saúde do Legislativo municipal, Carlinhos da Ambulância, o vereador Joelson do Saco, representantes da sociedade civil, entidades políticas e pessoas ligadas à saúde.
Números positivos da saúde em Magé
As principais metas alcançadas nos últimos quatro meses de 2019 em diversos setores da Saúde foram: 42.902 vacinas aplicadas, 258.565 visitas dos agentes de endemias, 191 doações de sangue, 1.741 atendimentos nos transportes de pacientes e de pessoal dentro e fora do município, 269.960 visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde, 1.290 atendimentos do SAMU, 29.815 procedimentos odontológicos, 22.904 atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e 300.717 consultas em especialidades.
“É muito importante essa prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde. Isso é uma resposta aos nossos munícipes, e é de interesse de todos saberem a destinação das verbas relacionadas à Saúde. Friso também, que a população deve participar mais dessas sessões públicas, quanto mais ela estiver presente, mais conscientes serão as reivindicações”, disse o presidente da Câmara, Rogério do Valle.
No término da audiência pública a secretaria municipal de saúde, Carine Tavares destacou que “não é o primeiro ano que o município de Magé investe mais de 15% conforme o previsto. O prefeito Rafael Tubarão tem dado como prioridade à Saúde em primeiro lugar e atendimento de qualidade. Mais uma vez cumprindo de forma transparente e mostrando para a população através da prestação de contas”.
Desde 2016, a gestão tem superado os 15% obrigatórios, registrando um aumento de 10% nos investimentos nos últimos três anos: no primeiro ano (2016) foram aplicados 29,33% dos recursos e 2019 fechou o último quadrimestre com 39,38%, ou seja, 24,3% acima do mínimo exigido.
VIA: Canal Magé