O Google é a mais recente grande empresa de tecnologia a adotar serviços bancários e financeiros pessoais. Ela está se preparando para oferecer contas correntes aos consumidores.
Ela procurará colocar seus parceiros de instituições financeiras muito mais a frente para seus clientes do que outras empresas de tecnologia talvez tenham feito com seus produtos financeiros.
A Apple trabalha com o Goldman Sachs em seu produto de crédito Apple Card, por exemplo, mas o cartão de crédito é definitivamente apresentado principalmente como um produto da Apple.
Então, por que se incomodar em entrar nesse jogo se está ela deixando muito do mundo real dos bancos para instituições financeiras tradicionais?
Bem, obviamente, a Google espera obter muitas informações valiosas e insights sobre o comportamento do cliente com acesso à conta corrente, o que para muitos é uma boa imagem da vida financeira cotidiana em geral.
A Google diz que também pretende oferecer vantagens de produtos para consumidores e bancos, incluindo programas de fidelidade, além dos serviços financeiros básicos.
Também está considerando se cobrará ou não taxas de serviço, mas isso não seria uma vantagem sobre a maioria das contas correntes existentes, definitivamente.
Por Marcelo Moreyra