Hospital de Niterói oferece treinamento de técnicas de reanimação cardíaca e manejo de desfibrilador

O Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) oferece, nesta quarta-feira, a partir das 13h um treinamento para padeiros da Confeitaria Beira-Mar, uma das mais tradicionais da cidade, para que possam estar aptos a ajudar fregueses que sofram uma parada cardiorrespiratória no estabelecimento. Os profissionais treinarão massagem cardíaca e o uso de desfibrilador externo automático (DEA) em manequins, simulando uma ressuscitação.

O treinamento faz parte da campanha social “CHN mais vida – nosso coração bate mais seguro em Niterói”. O objetivo é treinar funcionários de instituições, públicas e privadas, gratuitamente, em locais com grande circulação de pessoas — como clubes, academias, shoppings, padarias, terminais rodoviários e de barcas –, em técnicas de Suporte Básico à Vida (BLS sigla em inglês). Além disso, o hospital instala o DEA e se responsabiliza por sua manutenção.

Desde o início dessa ação social, o CHN já capacitou mais de 600 guardas municipais e está treinando, atualmente, os policiais militares da cidade – mais de 200 já passaram pela capacitação. O Clube Naval Charitas, em Niterói; o complexo esportivo Tio Sam, em Camboinhas; e a XFUSION Academia, em Icaraí, também já receberam o treinamento e tiveram seus equipamentos instalados.

Segundo o cardiologista Rafael Vilanova, responsável pelo projeto, o treinamento é importante, mas é imprescindível acionar os serviços de emergência, como o Corpo de Bombeiros e o Samu:

— Quem passar pelo treinamento poderá, por exemplo, reconhecer uma parada cardiorrespiratória e realizar todos os procedimentos para a tentativa de salvamento até a chegada do socorro especializado.

Diretora-geral do CHN, a médica Ilza Boeira Fellows informou que o projeto será ampliado.

— Em breve, a campanha chegará também à Região Oceânica, a São Gonçalo, a Alcântara e arredores. Como temos o DNA da cidade, vamos permanecer investindo de forma ampla e para vários públicos na saúde da região — disse.

VIA: Extra

Mais Matérias

Pesquisar...