Muito provavelmente o significado da palavra “assertiva” é desconhecido da maioria das pessoas. Porém, no dia-a-dia, o excesso ou falta dessa qualidade tem influenciado diretamente os mais variados tipos de relacionamentos, seja pessoal ou profissional. De forma simplificada, uma pessoa é assertiva quando diz “não” quando quer dizer “não” e diz “sim” quando quer dizer “sim”. Este atributo está diretamente ligado ao autoconhecimento.
A relação – credibilidade e comunicação assertiva – se enquadra na combinação SER E PARECER que resulta na VERDADE. Pessoas com esses atributos estimulam uma comunicação transparente, honesta, objetiva e de mão dupla. Elas conseguem estabelecer as duas direções que flexibilizam e dão equilíbrio à sua relação com o outro: influenciar e ser influenciado.
Quem é assertivo tem mais credibilidade, é mais respeitado e tem maiores chances de sucesso em seus empreendimentos. Ela transmite a imagem de pessoa madura e confiante em seu potencial, clara e concisa em suas relações e, além disso, se coloca em condições mais favoráveis para o fortalecimento de diversos outros atributos como:
• Manter relações interpessoais maduras, baseadas no auto-respeito e no respeito aos outros;
• Impor limites às pessoas agressivas que tentam invadir seu espaço;
• Estimular as pessoas passivas que se sentem inseguras ao se posicionar;
• Analisar e resolver problemas, sem necessidade de buscar culpados;
• Expressar seus sentimentos e opiniões de concordância e discordância com tranquilidade;
• Ter a humildade para pedir ajuda;
• Exercer com tranquilidade a autoridade;
• Defender-se contra os excessos de poder;
Controlar seus medos e aprender a integrar-se ao grupo, sem se deixar manipular ou dominar pelo conformismo da maioria, conservando a riqueza da sua própria individualidade.
Seguramente a comunicação assertiva é uma ferramenta eficaz para promover a qualidade de vida de uma pessoa em todos os âmbitos e garante credibilidade nos diversos papéis que desempenha, seja no ambiente profissional, familiar ou social.
Boa semana a todos…
Por Marcelo Moreyra