Respeito todos os treinamentos, regras existentes, quando o assunto é gestão de pessoas. Realmente somos muito complexos e nem mesmo os profissionais da área podem trazer todas as respostas sobre o comportamento humano, porque ele também é um ser humano.
Dentro de uma empresa, de um comércio pelo menos dois fatores são primordiais para que as coisas aconteçam e que o objetivo da empresa seja alcançado: pessoas e dinheiro. Claro, não quero deixar de lado os demais (comunicação, marketing, infraestrutura, etc), porém para que todos esses andem bem, pessoas precisam estar bem.
O mundo corporativo mudou. A figura do chefe foi trocada pela do líder. Chefe manda, e os subordinados obedecem. Líder procura entender o caminho e assim direciona a sua equipe. E justamente aí que gostaria de focar nossa atenção na gestão de pessoas.
Cuidar deste departamento realmente não é uma tarefa tão fácil e demanda muita humanização. Claro que existe a hierarquia, sem dúvida. Isso é totalmente necessário para a organização da empresa. Porém, o gestor de pessoas dentre tantos desafios, creio que o maior deles seja ouvir os funcionários de modo que os mesmos se sintam parte da empresa em diversas partes que lhe forem abertas a participação.
Sobretudo ouvir aos funcionários que tem cargos operacionais. Por vivencias, são os que se sente mais rejeitados na empresa. É claro que há necessidade de técnicos específicos para cada área, mas muitas vezes a solução de um problema encontra-se em uma conversa geral onde todos podem opinar e fechar com o conhecimento de um técnico ou gestor da área.
O que quero dizer, é que o gestor de pessoas será um ótimo gestor quando começar a ouvir o que os funcionários, ou melhor a equipe de trabalho tem a dizer sobre diversos assuntos.
Não gosto de listar o que deve ser feito. Como disse, respeito aos que assim fazem, mas entendo que trabalho também é relacionamento e não há relacionamentos sem diálogo. Ouvir é bom, compartilhar os resultados, dividir as recompensas. Tudo isso coopera para a produtividade da empresa.
Então se uma empresa deseja crescer, ouça as pessoas e invista nelas. Você verá a diferença.
Cuidar deste departamento realmente não é uma tarefa tão fácil e demanda muita humanização.
Por Marcelo Moreyra