Alunos e professores do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) realizam um protesto, no início da tarde desta sexta-feira (23), contra o novo diretor-geral da instituição. Os alunos percorrem ruas do Maracanã, na Zona Norte, e gritam palavras de ordem e chamam o novo diretor de “interventor”.
No início da semana, o grupo também realizou um ato contra a nomeação. Maurício Aires Vieira foi recém-nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro, após indicação do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Aires Vieira era assessor de Weintraub e foi vice-reitor da Unipampa. À TV Globo, Aires Vieira afirmou que estava ali “para resolver uma situação momentânea”.
Eleição contestada
Uma consulta pública no fim de abril entre a comunidade acadêmica – alunos, professores e funcionários – teve como vencedor Maurício Saldanha Motta.
O resultado foi contestado por uma chapa derrotada no próprio MEC, mas, segundo o Cefet, foi homologado pela Consultoria Jurídica do ministério.
O MEC, em nota, esclareceu que “o processo eleitoral do Cefet-RJ está sob análise administrativa”.
“Por isso, até que seja concluída, foi designado o Diretor-Geral Pro Tempore para que seja dada continuidade nas atividades administrativas da instituição”, escreveu.
VIA: G1