A Prefeitura de Magé está realizando o recadastramento das sepulturas de todos os cemitérios do município. Ao todo a cidade possui sete cemitérios, que são administrados pelo governo municipal. O objetivo é atualizar os dados dos registros, e identificar jazigos.
A técnica de enfermagem Maria Aparecida conta que entendeu a importância de manter os dados atualizados ao visitar o túmulo que pertence à família e constatar que havia um problema, mas que não tinha como ter sido avisada. “Eu fiz o recadastramento, porque a administração antiga não tinha nem colocado o número do registro no jazigo. Quando vim aqui visitar o túmulo da minha família, vi que tinham quebrado a lápide, sumido a foto e a moldura que prende na lápide”, descreveu.
O cemitério é um espaço aberto ao público, o que facilita a entrada de qualquer pessoa, que pode também causar danos ao patrimônio público e particular, que é o caso dos jazigos que pertencem às famílias. “Em dezembro uma pessoa esteve aqui no horário de um sepultamento, os coveiros ouviram um barulho, e constataram que o homem estava quebrando as lápides. Não tínhamos como entrar em contato com a família porque não tinha o número do perpétuo, o que dificulta encontrar o contato do dono”, explicou a coordenadora do Cemitério Magé II.
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos é responsável pela administração do local preservando as áreas dos perpétuos e fazendo a manutenção das áreas comuns como capelas e banheiros. “Hoje a coordenação está atuando dentro dos cemitérios, já solicitamos ao 34º Batalhão um trabalho mais efetivo de ronda, para tentar evitar a depredação das sepulturas. Nós estamos fazendo o trabalho de cuidado, manutenção, limpeza, mas é a família que precisa acompanhar periodicamente os seus jazigos. Para que possamos atuar juntos e conseguirmos fazer um trabalho muito mais eficaz”, disse a secretária Álison Brandão.
VIA: Canal Magé