Search
Close this search box.

TABLETS MODERNIZAM PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM MAGÉ

Os Agentes Comunitários de Saúde, mais conhecidos como ACS, vão contar com um reforço da tecnologia para trabalhar em Magé. A Prefeitura realizou nesta quarta-feira (10) a entrega dos tablets, que começam a partir da próxima semana o atendimento conectado, informatizando a coleta de dados durante as visitas aos cidadãos pelo Programa de Saúde da Família.

O projeto está em fase piloto na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro da Barbuda, com uma equipe de 12 ACS. A unidade foi a escolhida pela proximidade para suporte da Secretaria de Saúde.  O intuito é dinamizar o lançamento e cadastro de dados na casa dos indivíduos que são vinculados a unidade, de acordo com a secretária Carine Tavares:

— Esse projeto inovador em Magé vem com a finalidade de termos um maior controle sobre as visitas domiciliares realizadas, já que o tablet tem GPS e teremos o total controle do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. Vamos conseguir captar os dados e lançar direto para o Ministério da Saúde que é a principal função. A transmissão de informações será direta, economizando tempo e consequentemente vamos conseguir trabalhar mais em prol da população, explicou.

Magé é o segundo município da Região Metropolitana I (Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São João de Meriti e Seropédica) a lançar essa tecnologia e promete ser um avanço na Atenção Básica da cidade. A fase de testes tem duração prevista de 15 dias, para em seguida, a implantação acontecer em todas as 41 USFs no período de três meses.

A agente comunitária Rosemar da Silva comemorou a conquista que vai facilitar o trabalho dela. “O tablet vai ajudar muito no nosso trabalho. Nada de papel e caneta, agora vamos usar a tecnologia a favor de nós mageenses, porque vai facilitar nosso trabalho e melhorar a vida das pessoas. Quando a gente cadastrar ou lançar uma informação, isso já estará disponível para a Secretaria de Saúde. Nós fazemos uma média de 10 casas por dia e com o tablet poderemos duplicar esse número”, disse a agente da USF Barbuda.

“Nossa rede de saúde está evoluindo a cada dia e esses tablets terão todas as informações do mageense. Quando o ACS visitar o morador, ele vai encontrar um sistema mais rápido, vamos agilizar o trabalho, porque não terá mais necessidade de ficar procurando os prontuários. Todos os dados do paciente estarão no sistema E-SUS. Nosso próximo passo é entregar aos 484 agentes nesses três meses. Vamos continuar investindo na Saúde do município e trazendo melhorias para nossa população”, garantiu o prefeito Rafael Tubarão.

O Sistema e-SUS

O sistema e-SUS Atenção Básica é uma estratégia para reestruturar as informações da saúde na Atenção Básica em nível nacional. A qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. Ele foi desenvolvido para atender às necessidades e cuidado ao cidadão acompanhado pelo Programa de Saúde da Família.

 “O sistema por meio dos dispositivos móveis vai melhorar o processo de trabalho por meio planejamento, monitoramento e avaliação. Vamos monitorar todos os serviços oferecidos na unidade, possibilitando mais transparência, porque teremos todas informações, de como está sendo feito o atendimento, por exemplo, no atendimento de pré-natal poderemos saber quantas gestantes são atendidas, quanto tempo está demorando para fazer o um exame e descobrir a problemática de cada unidade. Então não é simplesmente usar um tablet é otimizar o trabalho e melhorar os serviços aos cidadãos mageenses”, ressaltou Júlio Bezerra, coordenador do e-SUS em Magé.

VIA: Canal Magé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...