Search
Close this search box.

Pare de comparar sua carreira com as de outras pessoas

Acredito que todos nós já tenhamos visto um pai gritando com seu filho em um ambiente público. “Por que você não se comporta como seu irmão?”. Na escola, o professor já prestes a se aposentar, sorri para Carol e diz a todos que está orgulhoso da menina que tirou a maior nota da turma. Ele diz às crianças para serem como Carol. Durante as aulas de ginástica do ensino médio, Tony consegue fazer 20 flexões com facilidade, além de saltar mais rápido que os demais alunos. E mais uma vez, o professor adverte: “O resto de vocês poderia tentar fazer igual a ele.”

Isso quer dizer que, desde muito jovens, somos pressionados a nos comparar com as outras pessoas. Nosso sucesso e autoestima aumentam e diminuem em relação aos demais. Não somos ensinados a nos compararmos hoje com quem éramos ontem. A nossa referência nunca passa por nós mesmos, mas sempre por um outro alguém. Isso causa baixa autoestima, inveja e decepção. Não importa o que você já tenha alcançado, sempre haverá alguém que parece ser mais bem-sucedido, mais rico e mais feliz.

A sociedade parece ser organizada de maneira a fazer com que nos sintamos mal sobre nós mesmos. Anúncios na televisão e na internet nos bombardeiam com comerciais reforçando nossas inseguranças – e como, ao comprar seus produtos e serviços, você finalmente se tornará alguém melhor. O Facebook e o Instagram mostram vidas fantasiosas, mansões, carros de luxo, viagens, relacionamentos perfeitos.

Algumas vezes, podemos olhar para nossos amigos de faculdade e invejar o lugar aonde chegaram. Ao mesmo tempo em que você se sente feliz por aquilo que ele conseguiu, pode sentir também uma pontada de ciúmes. Todos os dias você ouve ou lê sobre alguém que ficou rico e famoso. As constantes questões de como eles chegaram lá mostram um lado apelativo, reafirmando seu cansaço. Subir de cargo no trabalho pode ter sido maravilhoso até você ter ouvido falar de um amigo de infância que agora é o CEO de uma empresa de tecnologia que acabou de listar ações em bolsa. E isso pode deixá-lo cabisbaixo pelo resto da semana.

Esse processo não acaba nunca. Há sempre alguém que parece ter mais dinheiro, um emprego melhor e está vivendo a vida que você acha que deveria ter. Isso te corrói, e você não pode evitar se sentir mal consigo mesmo.

E não duvide: esse tipo de coisa acontece com todo mundo, mas muitos não admitem. Mas é preciso parar de se comparar com outras pessoas, caso contrário, você nunca será completamente feliz. A única pessoa com quem você deve se comparar é a pessoa que você foi ontem.

Na semana passada, foi divulgado que um grande número de empresários, advogados, gerentes de fundos hedge e atores pagaram montantes de dinheiro – em outras palavras, compraram vagas – para garantir a entrada de seus filhos no topo da universidades de mais prestígio nos Estados Unidos. Isso significa que os pais de classe mais baixa não podem fazer nada para garantir que seus filhos entrem em uma universidade de primeira. Mas, ao que parece, os filhos estão menos preocupados com isso do que os pais. Eles se arriscaram a fazer subornos e mentir, podendo até mesmo ser presos, apenas para que pudessem dizer que a faculdade de seus filhos era a melhor quando comparada às demais.

VIA: Forbes Brasil | Por Jack Kelly

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...