Search
Close this search box.

ALTERA A LEI Nº 5645/2010 E INCLUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, O “DIA DOS BOMBEIROS MILITARES HERÓIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO” QUE SERÁ COMEMORADO NO DIA 03 DE JUNHO.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RESOLVE:

Art. 1º – Fica incluído o Anexo da Lei nº 5.645/2010, que consolida a legislação de datas comemorativas e o CALENDÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, o “DIA DOS BOMBEIROS MILITARES HERÓIS DO ESTADO RIO DE JANEIRO”, que será comemorado no dia 03 de junho.

Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 11 de março de 2019.

RENATO ZACA
Deputado Estadual

 

JUSTIFICATIVA

Os bombeiros são profissionais que trabalham constantemente enfrentando o perigo para ajudar outras pessoas. Trata-se de uma das profissões vista com mais respeito e carinho pela população em geral. Se você é bombeiro ou pensa em ser confira abaixo algumas mensagens de homenagem a esses profissionais capazes de arriscar a vida por pessoas que nem conhecem.

Ser bombeiro é um sonho de muitas crianças, mas a realidade do dia a dia de trabalho é bem diferente daquela da fantasia infantil. A coragem é real, mas não existe um super-herói e sim uma equipe que passou por um treinamento intensivo para não errar, pois um único erro pode ser a diferença entre a vida e a morte das pessoas que dependem desse bom profissional.

O trabalho do bombeiro é feito de um conjunto de protocolos, regras, equipamentos e coragem. Um bombeiro está sempre pronto para a ação durante 24 horas por dia, 07 dias por semana e 12 meses por ano. Ser um bombeiro é muito mais do que apagar incêndios, é levar esperança as pessoas que já não acreditam que podem sair de situações limite.

No dia 03 de Junho de 2011 foi uma data marcante para os bombeiros, que na ocasião ocorreu a ocupação do quartel central pelos manifestantes que lutavam contra o governo opressor, reivindicando melhorias à corporação. Desse evento resultou a detenção de 439 bravos servidores que foram anistiados pelo governo federal, face a legitimidade de suas reivindicações.

Ser um bombeiro é ser um anjo da guarda para alguém que pode estar preso numa casa em chamas, debaixo de escombros num desabamento, se afogando, precisando ser salvo através de um resgate enfim é ser aquela pessoa que faz a diferença na vida de muitas outras.

É de fundamental importância que tenhamos uma data no calendário oficial do nosso Estado para darmos a devida importância formal e institucional que essa luta merece.

Diante disso, submeto esta proposição à análise e aprovação desta casa Legislativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...