Search
Close this search box.

‘Carnaval Para Todos’, tema da folia em Cabo Frio, RJ, terá rei momo e rainha com síndrome de Down

Pela primeira vez, a folia de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, terá temática voltada para a inclusão das pessoas com deficiência. O projeto “Carnaval Para Todos” já elegeu, inclusive, o rei momo Carlos Augusto e a rainha do carnaval Thays Helena, ambos com síndrome de Down.

No dia 1º, às 16h, Carlos recebe a chave da cidade das mãos do prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno, abrindo a festividade no município.

“Tendo um rei momo e a rainha do carnaval – símbolos [do carnaval], ícones culturais – com deficiência, a gente tira todos os esteriótipos de modelo. A gente poder entregar a chave da cidade a uma pessoa com deficiência diz ‘vocês têm liberdade, vocês têm direito dentro da cidade'”, explica Luciana Huguenin, uma das colaboradoras do “Carnaval Para Todos”.

Organização comemora aprovação do 'Carnaval Para Todos' como tema da folia em Cabo Frio, no RJ — Foto: Projeto Carnaval Para Todos/Divulgação

Organização comemora aprovação do ‘Carnaval Para Todos’ como tema da folia em Cabo Frio, no RJ — Foto: Projeto Carnaval Para Todos/Divulgação

Uma estação adaptada para pessoas com deficiência será montada próxima aos quiosques da Praia do Forte, onde haverão bailes de carnaval com animadores, brincadeiras e sorteios de brindes. O espaço funcionará de 2 a 5 março, das 14h às 17h30.

A programação foi oficializada após o prefeito de Cabo Frio firmar, na última segunda (18), a parceria com a Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (Abaccaf) para o carnaval de 2019. O documento oficializou o rei momo e a rainha do carnaval com síndrome de Down.

Carlos Augusto, rei momo do carnaval 2019 em Cabo Frio, RJ, vai receber chave da cidade — Foto: Projeto Carnaval Para Todos / DivulgaçãoCarlos Augusto, rei momo do carnaval 2019 em Cabo Frio, RJ, vai receber chave da cidade — Foto: Projeto Carnaval Para Todos / Divulgação

Carlos Augusto, rei momo do carnaval 2019 em Cabo Frio, RJ, vai receber chave da cidade — Foto: Projeto Carnaval Para Todos / Divulgação

‘Carnaval Para Todos’

O projeto “Carnaval Para Todos” foi criado com o apoio de diversas associações de Cabo Frio que atendem pessoas com deficiências. Entre as instituições, estão a Conviver e aprender, APPA Casa Azul, Mães Coragem, o Programa Eficiente e o Núcleo de Dança Allan Lobato.

Desde o fim de 2018, o projeto promoveu encontros estratégicos entre suas lideranças para definir a logística do carnaval inclusivo e várias outras iniciativas visando os preparativos para o carnaval, como um workshop sobre atendimento de pessoas com deficiência e oficinas para confecção de adereços e bonecos gigantes, realizados, respectivamente, em janeiro e fevereiro deste ano.

A ideia do projeto é permitir que pessoas com diferentes tipos de deficiências – físicas ou intelectuais – possam se integrar aos foliões.

“O mais importante é o legado. O projeto está fazendo a inclusão da pessoa com deficiência no carnaval em Cabo Frio. A cidade é do povo e a pessoa com deficiência precisa assumir seu local na cidade”, conclui Elizabeth Marge, cadeirante e participante do projeto.

VIA: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...