Search
Close this search box.

Carlos Ghosn renuncia à presidência da Renault

O presidente do conselho e CEO da Renault, Carlos Ghosn, renunciou ao cargo. O anúncio foi feito pelo ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, em entrevista à Bloombergnesta 5ª feira (24.jan.2018).

Ghosn está preso no Japão desde 19 de dezembro de 2018. Na 3ª feira (22.jan), a justiça japonesa negou 1 pedido de liberdade sob fiança do executivo.

O conselho de administração do Grupo Renault deve reunir-se ainda na 5ª feira para definir quem assumirá as funções de Ghosn. Ainda segundo a Bloomberg, o executivo deve ser substituído por Jean-Dominique Senard, diretor-executivo da Michelin, como presidente do conselho; e por Thierry Bolore, vice-presidente executivo da Renault, como CEO da empresa.

A prisão de Ghosn: entenda o caso

Carlos Ghosn, 64 anos, é 1 empresário brasileiro, nascido em Guajará-Mirim (RO), de ascendência franco-libanesa. Além do Grupo Renault, gerenciava a aliança da montadora com a Nissan e a Mitsubishi.

O empresário é creditado como responsável pela recuperação da Nissan. Em 1999, quando a empresa estava à beira da falência, Ghosn aplicou 1 plano que incluiu o fechamento de fábricas e a eliminação de 21.000 empregos.

O executivo foi preso em 19 de novembro no Japão, acusado de ocultar parte de sua renda e usar indevidamente ativos da Nissan para benefício pessoal. A suspeita é que Ghosn tenha transferido recursos da empresa para investimentos privados –teria desviado 1 total de US$ 14 milhões para uma empresa dirigida por 1 amigo na Arábia Saudita.

O caso abalou as perspectivas da aliança entre a Nissan, a Mitsubishi e a Renault. As 3 montadoras produzem, por ano, mais de 10 milhões de carros e contam com mais de 450 mil funcionários.

3 respostas

  1. Hello there, just became alert to your blog through
    Google, and found that it’s really informative.
    I’m going to watch out for brussels. I’ll be grateful if you continue this in future.

    A lot of people will be benefited from your writing.
    Cheers! Escape room

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...