Puma cria tênis com sistema autônomo de ajuste no pé

VIA: CanalTech | Foto: Divulgação

Desde De Volta para o Futuro, muita gente sonha com o tênis que se amarra sozinho. Pois bem, a Puma pode estar bem perto de colocar um produto do tipo no mercado. A fabricante está testando uma nova tecnologia chamada de Fit Intelligence (Fi) que ajusta o tênis aos pés do usuário de forma automatizada.

O primeiro tênis da Puma e receber esta tecnologia chega só em 2020 e será focado em treinos e corridas leves. Para conseguir se apertar de forma correta ao pé do usuários, ele conta com um micromotor que regula os cabos que fazem efetivamente a amarração do tênis.

A companhia apresentou um vídeo em que mostra o funcionamento do produto. O tênis tem uma espécie de sensor na parte de cima, chamada de cabedal, no qual geralmente estão presentes os cadarços. O usuário então faz o movimento de swipe neste sensor e o tênis se amarra ao pé de forma automática.

Segundo comunicado da companhia, o sistema também é capaz de fazer uma leitura do tamanho e formato do pé do usuário, adaptando-se de forma mais precisa. Caso a pessoa não queira agachar para tocar no módulo, o tênis também poderá ser regulado por meio de um aplicativo para Android, iOS e watchOS.

Detalhe do motor que faz amarração autônoma (Foto: Divulgação/Puma)Detalhe do motor que faz amarração autônoma (Foto: Divulgação/Puma)

Apesar de ter colocado a tecnologia em testes em um tênis para treinos leves, a fabricante também já informou que pode levar o Fi para outros produtos, tanto esportivos quanto para a sua linha lifestyle. Por conta de ter um micromotor, o tênis também vai chegar acompanhado de um kit para recarregar a peça, com base e cabos.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez em que a companhia trabalha com calçados sem cadarços. Em 1968, ela já adicionou velcro a alguns de seus tênis, passando por cabos em 1991 com o Puma Disc, e lançado em 2016 um sistema sem fio chamado AutoDisc.

Kit de recarregar sistema de motor do tênis (Foto: Divulgação/Puma)Kit de recarregar sistema de motor do tênis (Foto: Divulgação/Puma)

A Puma também vai lançar uma programa de beta testing do Fi pelo seu app, o Pumatrac, utilizado para acompanhamento de treinos. Com data de lançamento global para 2020, o novo produto ainda não tem a faixa de preço divulgada.

DEIXE UMA RESPOSTA

84 + = 93