O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) e a SAF Botafogo firmaram nesta semana uma parceria que aumenta o monitoramento da região do Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio. A iniciativa começou a valer na última quinta-feira (14), durante o jogo entre Botafogo e LDU, pelas oitavas de final da Taça Conmebol Libertadores.
Com a ampliação, o perímetro da região passa de 80 para 110 câmeras. Entre os novos equipamentos, 30 foram instalados na parte externa do estádio, gerando imagens em tempo real para o Centro de Controle Operacional (CCO) do Nilton Santos e, simultaneamente, para o videowall do COR-Rio. O sistema contribui para o controle do trânsito, do fluxo de pessoas nos dias de jogos e grandes eventos, e também permite o monitoramento da rotina do bairro nos demais dias.
“Essa parceria faz parte da estratégia do COR-Rio de ampliar a integração com novos parceiros. Não estamos falando apenas de monitoramento em dias de jogos, mas de um acompanhamento constante da cidade, proporcionando mais segurança e agilidade na resposta a ocorrências”, afirma Thiago Curvello, chefe-executivo do Centro de Operações e Resiliência.
O videowall do COR-Rio, com 104 m² e composto por 125 telas de 55 polegadas, é o maior da América Latina. Nele, profissionais de cerca de 40 órgãos municipais, estaduais, federais e concessionárias de serviços públicos acompanham as imagens captadas pelas câmeras e por dois drones do COR-Rio, otimizando ações de fiscalização e segurança na região. Durante os jogos, as imagens são organizadas em um layout especial que facilita o trabalho dos operadores.
A parceria foi alinhada em visita ao CCO do Nilton Santos na última segunda-feira (12), com a presença de Curvello, do diretor de Tecnologia do COR-Rio, Magnun Coutinho, e do subprefeito da Zona Norte, Douglas Araújo. Eles se reuniram com representantes do estádio, incluindo o supervisor de Segurança, Rodrigo Rocha, e o CEO, Thairo Arruda. A SAF Botafogo gerencia a concessão do estádio desde agosto de 2024.
O COR-Rio é o principal centro de inteligência urbana da América Latina, reunindo cerca de 500 profissionais de 50 órgãos e concessionárias que atuam 24 horas para monitorar e integrar ações de planejamento e resposta a grandes eventos, efeitos climáticos e incidentes que impactam a rotina da cidade. Entre os eventos monitorados estão a Jornada Mundial da Juventude (2013), Copa do Mundo (2014), Jogos Olímpicos (2016), finais da Copa Libertadores e edições do Rock in Rio, Carnaval e Réveillon.


