Search
Close this search box.

Governo do Rio inicia entrega do Cartão Recomeçar em Nova Iguaçu

O governador Cláudio Castro iniciou a entrega do Cartão Recomeçar, nesta quarta-feira (03/04), para famílias atingidas pelos temporais em Nova Iguaçu. A ação dá continuidade à distribuição do benefício à população fluminense, iniciada em Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti e Duque de Caxias na terça-feira (02/04).

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos entregará mais de 13 mil cartões na Baixada Fluminense. Nos últimos dois anos, o governo estadual já investiu R$ 87,4 milhões no auxílio, atendendo mais de 29 mil famílias em mais de 30 municípios.

– O Cartão Recomeçar dá à população um meio de comprar bens perdidos por conta das chuvas, como móveis e eletrodomésticos. Também aquece a economia local. Estamos ajudando a devolver a dignidade a essas famílias – afirmou Castro.

A distribuição será feita pelas prefeituras. O Cartão Recomeçar tem o valor de R$ 3 mil, em parcela única para a compra de material de construção, eletrodomésticos e móveis.

– Sou nascida e criada em Nova Iguaçu. Também já passei pela dor de ter a casa invadida por água. E quem ajudava a gente nesse momento difícil eram os vizinhos e familiares. Mas hoje é um dia de alegria, pois estamos juntos, Governo do Estado e prefeitura, para auxiliar os moradores de Nova Iguaçu a recomeçar – afirmou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.

Governador Cláudio Castro durante a cerimônia de entrega dos Cartões Recomeçar, em Nova Iguaçu. Imagem: Carlos Magno.

Beneficiados satisfeitos

O benefício atendeu às expectativas da aposentada, Alda Tripoli. Mãe de dois filhos, ela conta que o sentimento é de emoção.

– Com as fortes chuvas a caixa d’água da casa rompeu e isso fez os dois banheiros desmoronarem. Com a chegada do Cartão Recomeçar eu vou comprar uma nova e também ajeitar o meu banheiro – afirmou.

O barbeiro Alef Barboza também foi receber o seu benefício. Ao saber que o Governo do Estado iria conceder o cartão no seu município, rapidamente se cadastrou.

– Sou casado e pai de duas filhas. Perdi armário de cozinha e guarda-roupa. O Cartão Recomeçar é um alívio, uma ajuda. Com ele vou comprar meus móveis novamente – afirmou.

O morador de Nova Uguaçu, Alef Barboza, foi um dos beneficiários do Cartão Recomeçar. Imagem: Carlos Magno.

Outra beneficiada foi Alessandra Pereira da Silva. Ela cuida do esposo acamado por motivo de doença. Ela aponta que o auxílio do Governo do Estado é fundamental para repor a vida em ordem.

– Estou muito feliz! Essa noite eu nem dormi. Recebi a mensagem, via WhatsApp, avisando para comparecer aqui. O cartão vai me ajudar muito. Vou comprar cimento para refazer a calçada da entrada da minha casa – afirmou.

Alessandra Pereira comemora a distribuição do Cartão Recomeçar. Imagem: Carlos Magno.

Mais Matérias

Pesquisar...