O bom filho a casa… Pode retornar. Paulo Melo quer reconstruir Saquarema e fazer a cidade crescer novamente

Por: Vinicius Cruz

Apaixonado por Saquarema e considerado um dos políticos mais experientes do Legislativo Paulo Melo foi eleito vereador de Saquarema, em 1988, dois anos depois foi eleito deputado estadual com cerca de 8 mil votos. Foi um mandato de sucesso que o fez conquistar sucessivas somas de 13 mil votos, 66 mil votos, 83 mil votos, 109 mil votos, 121 mil votos, chegando, finalmente, com 130 mil votos em seu último mandato, quando foi o mais votado parlamentar do PMDB.

Pelas ruas de todo o estado é fácil de ver que por onde anda, o carinho e o reconhecimento que Paulo Melo recebe da população. Considerado um cumpridor de palavra, um homem de ação e de confiança de todos os últimos governadores, é conhecido por ser um líder por natureza, um habilidoso negociador, um político de credibilidade. Há quem diga, que foi sua fidelidade que o fez passar por maus bocados, principalmente quando esteve preso. Entretanto, conseguiu eleger com maestria sua esposa, Franciane Motta para o legislativo. E Franciane já está no seu segundo mandato.

Distante das eleições municipais em 2016 Paulo apoiou o seu amigo, Pitico, para o principal cargo de prefeito de Saquarema. O ex-deputado estadual de sete mandatos, Paulo Melo, agora colocou o seu próprio nome a disposição do seu partido para as eleições de 2024.

Mesmo afastado por bastante tempo, o ex-deputado vem se articulando e mostrando que o seu prestígio por lá ainda continua o mesmo e dia após dia ele vem resgatando para o seu novo círculo de amizade antigos aliados, como é o caso dos vereadores Waguinho da Marmoraria e Bruno Pinheiro, além da suplente Cátia Guerreira. E o lema utilizado pelo próprio Paulo é sempre o mesmo, “O BOM FILHO A CASA TORNA”.

“Enquanto Saquarema era pobre financeiramente e precisava de mim na Alerj trabalhando para trazer recursos do Estado para suprir as necessidades do meu povo, eu estive lá, por quase 30 anos, de segunda à segunda, quase 24h por dia. E agora que a nossa cidade está resolvida financeiramente por conta dos royalties e não precisa mais do Estado, eu posso me dar o luxo de tentar realizar o meu grande sonho, que é ser o melhor prefeito que essa cidade já teve e novamente fazer parte do livro da história de Saquarema em mais alguns capítulos”, afirmou Paulo Melo.

História de trabalho

Paulo Melo acumula em sua trajetória política feitos de alto relevo participando simultaneamente de todas as Comissões instaladas na Alerj. Ele presidiu a Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Casa, tendo emitido 2.337 pareceres somente no quinto mandato.

Já exerceu os cargos de líder do governo, por vezes foi governador em exercício e presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Por sua onipresença nas atividades legislativas Paulo Melo se destacou como o deputado mais atuante da Alerj.

Logo que chegou à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), em 1991, presidiu a CPI do extermínio de menores no Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense, trabalho que repercutiu internacionalmente. Graças a sua atuação em defesa dos direitos da criança e do adolescente, conseguiu criar na Alerj a Comissão Permanente “Disque Criança”.

Nesse mesmo período, presidiu ainda a CPI da prostituição infantil e do tráfico de crianças na Baixada. Pelo seu empenho nas atividades legislativas foi escolhido como líder do Governo Marcello Alencar, onde foi importante interlocutor entre Legislativo e Executivo, de 96 a 98.

Através do trabalho de Paulo Melo foram aprovadas 23 leis que permitiram aos servidores estaduais pertencentes a dezenas de categorias receberem aumentos de até 80%. Paulo Melo foi o relator das leis 5467 e 5175 que aumentaram o efetivo da Polícia Militar e dos Bombeiros, das leis 5168, 5357 e 5627 que aumentaram o Salário Mínimo Regional, gerando mais renda para as famílias do Rio de Janeiro. Através da lei 5628 foi implantado o primeiro Bilhete Único intermunicipal do Brasil.

A marca do trabalho de Paulo Melo está presente neste programa que beneficia a milhares de fluminenses da Região Metropolitana. Através da lei 5380 Paulo Melo pôde dar a atenção que a Zona Oeste merece: foi criada a Uezo – Universidade Estadual da Zona Oeste – dando oportunidade de um ensino público, gratuito e de qualidade aos milhares de habitantes da região.

Paulo Melo participou da estruturação da Defensoria Pública do estado, responsável por prover acesso à Justiça aos mais necessitados. Com a aprovação da lei 5101 foi criado o Instituto Estadual do Ambiente, responsável por desenvolver meios para se obter mais eficiência nas políticas estaduais de meio-ambiente, recursos hídricos e florestais.

Em sua vida pública, Paulo Melo foi autor de 155 leis que beneficiaram a vida da população do estado do Rio de Janeiro. Entre suas leis de relevância social, destaca-se a que permitiu aos consumidores parcelarem em até 60 vezes os débitos com a Cedae (4.382/04), a que proibiu a cobrança da consumação mínima em casas noturnas (4.198/04), e a que possibilitou aos maiores de 65 anos isenção na renovação da Carteira Nacional de Habilitação (4.085/03).

Mais Matérias

Pesquisar...