Search
Close this search box.

Ataques russos próximos a Kiev atingem hotel e aeroporto e deixam cidade sem luz

Mísseis e ataques aéreos da Rússia causaram danos ao norte e ao sul da capital ucraniana, Kiev, nas primeiras horas deste sábado (12), segundo autoridades locais.

Em Chernihiv, a cerca de 100 quilômetros ao norte da capital, o hotel Ucrânia – um marco na cidade – foi atingido durante a noite.

“Estou aqui agora. Não há mais hotel”, disse Vyacheslav Chaus, chefe da administração da região de Chernihiv, no sábado.

“As forças russas continuam a lançar ataques aéreos e com mísseis na cidade de Chernihiv. Civis estão morrendo, muitas pessoas estão sendo feridas. O inimigo bombardeia a infraestrutura civil, onde não há militares”, disse ele.

Chernihiv está cercada por forças russas há mais de uma semana, e vídeos da cidade mostram danos generalizados de mísseis e ataques aéreos.

Chaus acrescentou que a cidade “não tem eletricidade, quase não tem água, gás e calor” e, embora os esforços para restaurar a eletricidade na sexta-feira (11) tenham sido bem-sucedidos, “o inimigo atingiu a rede elétrica novamente”.

Um vídeo da cidade de Vasylkiv, ao sul de Kiev, publicado em uma rede social mostrou um depósito de combustível em chamas após um ataque nas primeiras horas do sábado, e o aeródromo militar parece ter sido fortemente danificado.

Nataliia Balasynovych, a prefeita da cidade, disse no Facebook que “hoje, por volta das 7h da manhã, forças inimigas bombardearam a cidade de Vasylkiv. Oito mísseis atingiram o aeroporto. Como resultado dos ataques com mísseis, o aeroporto foi completamente destruído, a pista foi destruído”.

Ela acrescentou que “um depósito de munições também explodiu. As munições ainda estão detonando porque um dos mísseis atingiu o depósito. Um depósito de combustíveis e lubrificantes também foi destruído. Como resultado, a capacidade do nosso aeroporto foi completamente eliminada”.

O Ministério da Defesa da Rússia havia dito anteriormente que uma arma de longo alcance de alta precisão atingiu o aeródromo militar em Vasylkiv.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...