Search
Close this search box.

Prefeitura do Rio lança edital para trocar frota do BRT; novos ônibus devem chegar no 2º semestre

A Prefeitura do Rio publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (14) o edital de licitação para trocar a frota do BRT na cidade.

O pregão prevê comprar, em duas etapas, 557 novos veículos — os primeiros devem chegar já no segundo semestre — e expandir o sistema.

Operação do BRT

Paralelamente ao processo de licitação para a aquisição de novos ônibus, a Secretaria Municipal de Transportes publica em março o edital de licitação para a concessão da operação do BRT, com entrega de propostas prevista para maio.

O concessionário vencedor cuidará da circulação dos ônibus nos corredores e ficará encarregado também pela manutenção dos veículos e pela gestão das garagens.

Até que o vencedor assuma a operação, a Prefeitura, por meio da empresa pública Mobi Rio, continuará responsável pelos serviços do BRT.

Degradação e transtornos

O sistema BRT, que já teve 384 veículos licenciados, encontra-se sob intervenção da prefeitura desde março do ano passado devido à degradação do serviço. A frota operacional de 297 articulados tinha apenas 120 rodando, em estado precário.

Hoje são 200 carros em operação, mas a prefeitura ainda precisa alugar ônibus comuns nos horários de pico da manhã e da tarde.

Como parte das melhorias previstas para o BRT, a Prefeitura planeja reformular algumas das estações mais movimentadas, como Santa Cruz e Curral Falso – ambas em Santa Cruz, além de Pingo D´Água, Magarça e Mato Alto, em Guaratiba.

Desde o início da intervenção do BRT, em março deste ano, a Prefeitura já recuperou 37 estações, das 46 que estavam fechadas. As outras nove vão ser reabertas até o fim deste ano.

Há previsão ainda de implantação, até 2023, do Terminal Intermodal Gentileza, próximo ao Terminal Rodoviário Novo Rio que fará a ligação com o VLT.

Uma resposta

  1. I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...