Search
Close this search box.

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DE GUAPIMIRIM LANÇA O PROGRAMA SEMEAR NO DIA DA ÁRVORE

No Dia da Árvore, foi lançado em Guapimirim o Programa SEMEAR que vai cuidar com muito carinho do reflorestamento planejado e de qualidade das áreas públicas e de preservação permanente.

Foram 150 mudas de árvores nativas e mais 110 balões biodegradáveis soltos com sementes nativas, com a iniciativa da Secretaria do Ambiente e todos os profissionais envolvidos.

O desmatamento, as queimadas, a expansão de áreas agrícolas, entre outros, resultaram na destruição de florestas e, consequentemente, em grandes transformações, como redução da biodiversidade e alterações nos sistemas climáticos, pedológicos e hidrológicos.

Para recuperar os ecossistemas degradados, as áreas verdes e, ainda, as espécies nativas que foram devastadas por algum motivo, as ações de reflorestamento se tornam alternativas eficientes.

A prática se refere à atividade de replantar florestas que foram suprimidas por algum motivo. O processo promove o sequestro de CO2 da atmosfera, diminuindo assim a concentração deste gás e consequentemente, desempenhando um importante papel no combate ao efeito estufa. Dessa forma, conforme a vegetação vai crescendo, o carbono vai sendo incorporado nos troncos, galhos, folhas e raízes.

Além disso, o reflorestamento é de grande importância no aumento dos recursos hídricos e na redução dos prejuízos na agricultura relacionados com enchentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...