Search
Close this search box.

Planeta orbita uma estrela anã vermelha a cerca de 90 anos-luz de distância da Terra

Como revelado pela Agência Espacial Americana (NASA), isto é, um mundo gasoso com uma atmosfera potencialmente rica, pronta para estudo.

O planeta tem mais de 3 ½ vezes o tamanho da Terra e é quente para os padrões terrestres a 134 graus Fahrenheit (57 Celsius).

Mas os astrônomos dizem que é um dos planetas mais “frios”, comparativamente pequenos, conhecidos até hoje, e em uma posição privilegiada para que os componentes de sua atmosfera sejam separados por telescópios espaciais.

As estrelas anãs vermelhas são menores, mas têm vida mais longa do que nosso próprio Sol – com um ano, uma vez ao redor da estrela, que dura 24 dias.

Como revelado pela NASA, mas o planeta permanece relativamente frio, apesar de sua órbita próxima, porque sua estrela também está no lado mais frio.

Embora não seja habitável devido ao seu tamanho, o planeta poderia oferecer aos cientistas uma de suas primeiras chances de capturar uma leitura do tipo “código de barras” da atmosfera de um exoplaneta temperado do tamanho de Netuno – um planeta orbitando outra estrela.

Planeta orbita uma estrela anã vermelha a cerca de 90 anos-luz de distância da Terra

Isso permitirá comparações com mundos semelhantes em outras partes da galáxia, trazendo insights potencialmente profundos sobre a composição e formação de exoplanetas e sistemas planetários, incluindo o nosso.

Como revelado pela NASA, usando dados do Transiting Exoplanet Survey Satellite, ou TESS, este exoplaneta foi descoberto por uma equipe internacional de astrônomos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...