Search
Close this search box.

Canal de Suez é liberado depois de 6 dias bloqueado por cargueiro gigante

O navio Ever Given foi desencalhado e, depois de 6 dias, o tráfego no Canal de Suez foi liberado nesta 2ª feira (29.mar.2021). O cargueiro da empresa Evergreen Marine bloqueava o canal desde a última 3ª feira (23.mar). Com 400 metros de comprimento e pesando 200 mil toneladas, a embarcação ficou presa na diagonal e impediu que qualquer outro navio passasse pela rota marítima mais rápida entre a Europa e a Ásia.

Na madrugada desta 2ª feira (29.mar), o navio já tinha voltado a flutuar. O esforço de resgate da Autoridade do Canal de Suez e de um time holandês facilitou o reposicionamento do navio. Foram dragados mais de 27.000 metros cúbicos de areia e o leme e as hélices foram liberados.

O bloqueio de 6 dias fez com que um “congestionamento” de pelo menos 367 embarcações se formasse. Todas elas esperavam que o Ever Given liberasse o caminho para seguir viagem.

O Canal de Suez é uma das rotas de navegação mais importantes do mundo. Cerca de 12% do comércio global passam pelo canal, que conecta o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho. É a ligação marítima mais curta entre a Ásia e a Europa. Empresas de transporte marítimo chegaram a estudar nova rota, contornando todo o continente africano, para entregar mercadorias enviadas da Ásia para países europeus. Essa alteração atrasaria entregas em cerca de duas semanas.

O prejuízo calculado para cada dia de navegação suspensa é de mais de US$ 9 bilhões em mercadorias que deixam de passar pela hidrovia, de acordo com estimativa do Lloyd’s List, publicação especializada em comércio marítimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...