Uma baleia da espécie jubarte apareceu morta na tarde deste sábado (31), na Praia de Geribá, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos. O corpo do animal, segundo um especialista que estava no local, apresentava ferimentos de mordida de tubarão da espécie cação.
A carcaça atraiu a atenção de banhistas no local. O especialista estimou que a baleia já está morta há mais de uma semana. Por ser feriado, a Prefeitura decidiu por enterrar o animal na areia da praia em vez de rebocar para alto mar ou para um aterro sanitário.
“A primeira opção seria içar e rebocar o corpo para alto mar, mas as condições do clima e do mar não estão favoráveis. A segunda alternativa seria entrar um caminhão na areia da praia, içar a baleia e levá-la para um aterro sanitário. Porém, não há como um caminhão entrar aqui. Além disso, teria que cortar o corpo do animal, o que poderia contaminar a areia de Geribá com óleo e sangue. Então o prefeito Henrique Gomes decidiu por enterrar na areia. Haverá um monitoramento diário para observar possível liberação de dejetos”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Savino.
A CTA, um órgão da Petrobras responsável em monitorar baleias e tartarugas mortas nas praias, acompanhou a ação dos funcionários da Secretaria de Serviços Públicos, que abriram uma cova funda para enterrar o corpo do animal. Esta é a sexta baleia que aparece morta somente este ano em Búzios. A última vez que uma baleia encalhou morta numa praia no município foi em julho. À época, dois rebocadores levaram o animal da Praia Brava para a Rasa, pois a Brava tem muitas pedras na areia, o que impediu que fosse enterrada onde apareceu.