Os estudos para a realização do novo concurso Magé, no Estado do Rio de Janeiro, estão em andamento. Em julho, a prefeitura afirmou que esperava concluir esta etapa até início de agosto, o que não ocorreu.
Em resposta à Folha Dirigida, o município afirmou que os estudos ainda não estão prontos. “A previsão é de mais um mês para a conclusão”, disse.
Desta forma, é possível que em outubro este processo já tenha terminado. A partir da conclusão dos estudos, será possível confirmar os cargos e vagas que serão oferecidos.
Independentemente da ação do MPRJ, que tramita na Justiça, em julho, a Prefeitura confirmou à Folha Dirigida que tem a expectativa de realizar a seleção ainda este ano.
“Existe um estudo em fase final. A partir da conclusão deste trabalho, serão iniciados os procedimentos necessários à condução do concurso, que temos a expectativa de ocorrer ainda este ano, atendendo à legislação vigente”, disse o município.
MPRJ exige concurso Magé
Um novo concurso Magé é esperado também por parte do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O órgão possui uma ação ajuizada desde 2019, que exige a publicação de um edital.
Em julho, Folha Dirigida anunciou que o processo tramita na Justiça. A ação do MPRJ exige que o município realize um novo processo e exonere servidores contratados sem concurso para exercer funções de caráter permanente.
A medida judicial foi adotada após a prefeitura descumprir Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) anteriormente acordados. No termo, o município se comprometeu a realizar, até 30 de outubro de 2014, um novo concurso.
A seleção teria vagas para todos os demais cargos que não haviam sido oferecidos no edital de 2012 ou que não tinham um número suficiente de aprovados.
Além disso, a administração concordou em exonerar os funcionários contratados para as funções de natureza permanente. Como novamente não houve o cumprimento das cláusulas previstas, o MPRJ exige agora, na Justiça, a execução do TAC sob pena de multa diária no valor de R$1 mil.
Saiba como foi o último concurso Magé em 2012
O último concurso Magé ocorreu em 2012. Na época, foram oferecidas 2.354 vagas, com oportunidades para os níveis fundamental, médio, médio/técnico e superior. Os salários chegavam a R$2.700.
O concurso teve a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) como organizadora. Já os candidatos foram avaliados por meio de:
provas objetivas;
prova de títulos (professores);
teste de aptidão física (agente de trânsito, guarda ambiental e municipal e gari); e
provas práticas (agentes de obras públicas, eletricista, gari, merendeira, motorista e pintor).
Dependendo do cargo, o exame objetivo contou com 30, 40 ou 50 questões, que foram distribuídas por diversas disciplinas, como:
Língua Portuguesa;
Matemática;
Informática Básica;
Noções de Administração Pública Municipal;
Conhecimentos Gerais;
Conhecimentos de Saúde Pública;
Conhecimentos Pedagógicos; e
Conhecimentos Específicos.