Search
Close this search box.

Câmara debate direitos para entregadores de aplicativo

Depois de uma paralisação dos entregadores dos principais aplicativos de delivery do País, no último dia 1º, os direitos da categoria serão discutidos na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei (PL) 3597/20, uma proposta do deputado Bira do Pindaré (PSB-MA), prevê a contratação, pela empresa de aplicativo, de seguro contra acidentes e doenças contagiosas, em benefício do empregado. Essas despesas não poderão ser descontadas dos valores devidos aos profissionais.

“Buscamos corrigir a grave distorção provocada pela ‘uberização’, que força o trabalhador a ser profissional autônomo, sem ter condições. O seguro deverá cobrir invalidez temporária ou permanente, despesas de assistência médica e suplementares e indenizações por morte”, justifica o autor do projeto, Bira do Pindaré.

A proposta prevê ainda que as empresas de aplicativos devem, além de fornecer equipamento de proteção individual (EPI), assegurar assistência financeira aos entregadores afastados por suspeita ou contaminação pelo novo coronavírus.

O PL que assegurar também o reajuste anual da taxa de remuneração dos entregadores e proibir a utilização do sistema de pontuação. A taxa deverá corresponder ao valor anual do salário mínimo, fracionado por horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...