Em parceria com o Ministério da Saúde, a Fiocruz está construindo no Rio de Janeiro um hospital para a pandemia de Covid-19 – até agora, foram registrados 3.027 casos pelas secretarias estaduais e 77 mortes no Brasil. Para acelerar o processo, a obra funcionará 24h por dia.
O centro hospitalar terá 200 leitos exclusivos de tratamento intensivo e semi-intensivo de pacientes graves infectados pelo novo coronavírus.
Além de tratamento, a unidade terá um sistema de apoio diagnóstico para todos os exames necessários, incluindo os de imagem.
“O primeiro módulo levará 40 dias para ser construído e contará com 100 leitos, sendo 50 para tratamento intensivo e 50 para semi-intensivo. A expectativa é de que, ao final de dois meses, toda a obra, com o total dos 200 leitos, já esteja concluída”, diz comunicado da Fiocruz.
O novo hospital também fará parte de uma ação lançada pela Organização Mundial de Saúde para investigar a eficácia de quatro tratamentos para a Covid-19, junto a outros centros de estudo brasileiros. Lá, serão realizados ensaios clínicos por cientistas, o que contribuirá para a avaliação de medicamentos que podem ser utilizados.