A Prefeitura de Niterói anunciou que, devido à pandemia do novo coronavírus, serão bloqueados os acessos às praias da cidade. As barreiras passarão a valer nesta quinta-feira (19).
O Município, que fica na Região Metropolitana, também informou que será determinado o fechamento de shoppings, centros comerciais, restaurante e clubes. As medidas estarão em medida que será assinada pelo prefeito Rodrigo Neves ainda nesta quarta-feira (18).
O objetivo dessas medidas é fazer com que as pessoas fiquem em casa. A cidade já teve uma redução muito grande de pessoas nas ruas, mas é necessário diminuir ainda mais, reduzir ao mínimo possível o número de pessoas circulando pela cidade. Só dessa forma vamos salvar vidas”, afirmou Rodrigo Neves.
Segundo o prefeito, para o bloqueio do acesso às praias, representantes da agência de segurança do município e de agentes de ordem público estarão nos locais
A prefeitura enfatizou que é fundamental o engajamento do setor privado, ressaltando que o Município reconhece o impacto econômico das medidas de contenção e, por isso, anunciou, no início da semana, o adiamento do pagamento de ISS para todos os setores pelo prazo de três meses.
Seis casos confirmados
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) da cidade, Niterói tem seis casos confirmados de coronavírus. Todos os pacientes realizaram viagem ao exterior, estão em isolamento domiciliar e sendo acompanhados pela FMS.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, anunciou a montagem imediata de mais 14 leitos de UTI no Hospital Municipal Orêncio de Freitas, além dos que já estão garantidos de acordo com o plano de contingência da Secretaria Estadual de Saúde.
“Na semana que vem, teremos mais 30 leitos e, se for necessário, passaremos de 100 novos leitos de UTI, afirmou o secretário.
Ele afirmou, ainda, que estão suspensas as consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas, mantendo apenas aquelas que a não realização coloque em risco a vida do paciente, como por exemplo, as cirurgias cardíacas e oncológicas.
É importante que a população tenha a clareza de que, nesse momento, a prioridade é o enfrentamento do coronavírus. Importante que a população só procure as unidades de saúde para casos graves para evitar risco de exposição ao vírus. As emergências continuarão abertas. Mas fica o apelo para que a população só procure as unidades de saúde para casos graves”, reforçou Oliveira.
Identificação de pacientes
A vice-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, adiantou que, a partir de quinta-feira, a equipe da atenção básica do programa Médico da Família irá trabalhar na identificação e monitoramento dos pacientes crônicos e idosos, que são pacientes com risco mais elevado.
“Estamos tomando todas as medidas, por isso, é muito importante as pessoas ficarem em casa e aceitarem as recomendações dos especialistas e das autoridades”, pediu Vasconcellos.
A vice-presidente da FMS afirmou que é esperado um aumento da circulação do vírus.
“Entre as infectadas, por volta de 10% vão precisar ser hospitalizadas, e de 2% a 5% precisarão de CTI. Por isso que a gente está se preparando para conseguir suportar isso, dar o atendimento adequado ao cidadão de Niterói”, pontuou.
Bicicletário fechado
Também foi decidido pela prefeitura suspender o funcionamento do bicicletário Araribóia, no Centro. O espaço está com apenas 15% da funcionalidade habitual nestes dias e ficará aberto nesta quarta até as 21h, e na quinta-feira até o meio-dia para a retirada das bicicletas.
Segundo comunicado do Município, o equipamento será fechado completamente. Caso o ciclista não consiga buscar a bike neste período, deverá enviar um e-mail para bicicletarioarariboia@gmail.com e agendar um horário para a retirada.