Para fazer este Programão é preciso pegar a estrada e ir para Magé, a 75 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro.
História, belas paisagens e um refresco neste verão.
Na Praia de Mauá, distrito de Magé, encontramos a primeira estação ferroviária do Brasil e terceira da América Latina. É a Estação Guia de Pacobaíba, que vai completar 166 anos. Magé fez 454 em 2019 e ganhou de presente o Pier da Piedade que recebe muitos moradores e turistas.
Neste verão o que tem chamado muito a atenção das pessoas em Magé são as cachoeiras.
O guia de turismo Rodrigo Gomes explica: Magé tem 18 quadas d’água, entre poços e cachoeiras e a principal é a Cachoeira dos Monjolos. Pra checar a té lá, é preciso fazer uma trilha de leve a moderada, de aproximadamente 40 minutos, subindo a uma altitude de apenas trezentos metros’.
A caminhada é bem tranquila, tanto que já foi feita pelas integrantes do grupo da Melhor Idade de Magé. A aposentada Wanda Oliveira pontua: ‘O meu grupo está preparado. Nós malhamos de terça a sexta, fazemos nossa ginástica e a nossa caminhada. Trilha não é bicho papão para nós, da terceira idade’.
Depois de 40 minutos de caminhada, as pessoas vão chegar à entrada do caminho da Cachoeira dos Monjolos, que dá acesso à uma trilha mais fechada, de aproximadamente dez minutos. No meio do caminho um aperitivo: a cachoeira dos Monjolinhos .
Mais alguns poucos minutos e, pronto. Rodrigo completa: ‘O paraíso é aqui!! Com água límpida e fresca, a Cachoeira os Monjolos tem 35 metros de queda livre e um esse poço maravilhoso, com as águas que vêm diretamente do Parque Nacional da Serra dos Órgãos’.
Um programão refrescante e inesquecível.
VIA: G1