A noite da sexta-feira (21) de Carnaval foi especial para o município de Magé. O motivo? A homenagem que a G.R.E.S Acadêmicos da Rocinha fez na Marquês de Sapucaí para a heroína mageense, Maria Conga, com o enredo: “A guerreira que dominou dois mundos”.
Durante o desfile, a trajetória da antiga moradora do único quilombo reconhecido na Baixada Fluminense foi contada através das fantasias e alegorias criadas pelo carnavalesco Marcus Paulo.
Animação foi uma coisa que não faltou nos 55 minutos de passarela. Os componentes de São Conrado mostraram a garra da comunidade e os mageenses também fizeram questão de participar da homenagem à Maria da Conceição.
“O povo do quilombo merece muito essa homenagem. Fui nascida e criada no bairro de Maria Conga e estou amando sair na Rocinha, homenageando a nossa heroína”, disse Maria da Glória Souza, mais conhecida na região como ‘Glorinha Enfermeira’.
O presidente da agremiação, Ronaldo Oliveira contou como surgiu a ideia de fazer um enredo sobre a guerreira.
“Nosso carnavalesco veio com essa ideia e a Prefeitura de Magé, juntamente com a Secretaria de Educação e Cultura nos deu todo o apoio. A escola ficou muito feliz com a integração com o povo mageense e também por prestar essa homenagem à Maria da Conceição, a Maria Conga”, explicou o presidente da agremiação.
A secretária de Educação e Cultura, Álison Brandão, carinhosamente intitulada pelo presidente Ronaldo como madrinha da agremiação, falou sobre como sua equipe ajudou nas pesquisas do enredo e da emoção que é participar do desfile.
“Quando ficamos sabendo que a Rocinha ia falar de Maria Conga, falei com o prefeito e ele nos autorizou a dar todo o apoio cultural que a escola precisasse. Recebemos, por meio da Fundação Cultural, o carnavalesco e toda a sua equipe, eles ficaram maravilhados com a riqueza da história de Magé e da Maria Conga. Estou orgulhosa de ver o capricho que o trabalho foi desenvolvido”, relatou.
“Quero agradecer a escola por fazer um enredo sobre Maria Conga. Acredito que através dele a cultura do nosso município será espalhada por todo o país”, disse o prefeito Rafael Tubarão.
O prefeito completou que a imagem de Magé está cada vez mais sendo bem vista por sua cultura e por tudo de bom que está acontecendo na cidade.
“Estou muito feliz por este enredo ter sido escolhido no ano em que Magé completa 455 anos”, finalizou.
VIA: Canal Magé