Recentemente fui convidado pelos alunos do SENAC RIO (unidade Campo Grande) a participar de uma palestra no formato “mesa redonda”. Me acompanhavam nessa empreitada, duas jovens empreendedoras de sucesso em suas áreas. A turma escolhia o tema. Não menos apropriado para esta coluna… Empreendedorismo.
Na platéia, em sua grande maioria, jovens entre 20 e 25 anos disputavam espaço em busca do conhecimento e informações básicas sobre o tema. Muitos deles não relacionados aos índices de pesquisa sobre desemprego, já que pretendiam inciar carreira sem patrão. Iniciando negócio próprio.
Como profissional de comunicação e empregador, percebo nitidamente uma migração destes jovens para o mundo do empreendedorismo. Possivelmente por presenciarem as dificuldades dos próprios pais em busca de estabilidade profissional, como também pela principal ferramenta que acompanha essa geração, a tecnologia digital.
Durante toda minha apresentação, percebia nos olhares a vontade de construir uma carreira de sucesso e prosperar financeiramente. Então apareciam as dúvidas:
– Como iniciar meu próprio negócio?
– Qual melhor momento?
– Em que segmento devo investir e acreditar?
– Quais as dificuldades iniciais?
Em primeiro lugar você deve estar disposto a correr riscos. Empreender é para poucos. Apenas os determinados sobrevivem.
Eu sempre procurei investir ou criar oportunidades de negócio em meio a grandes crises.
Simplesmente porque na dificuldade é que o profissional se sente valorizado pelo resultado.
Não se deixe levar por segmentos que estão em evidência e fazem sucesso apenas. Você não é igual a todo mundo. Valorize seu dom. Todos temos um. Invista nele!
Pra finalizar, dê o primeiro passo. Essa será sua maior vitória!
Marcos Rocha é publicitário, empresário e administrador de empresas. CEO do Portal Achei Rio e Fundador Presidente do Ser Empreendedor Rio.
Fale comigo: presidente@ser.rio.br