Falta d’água atinge 60 mil pessoas em Guapimirim (RJ)

Loading

O Governo do Estado informou que a crise de abastecimento de água no município de Guapimirim, no Rio de Janeiro, já afeta 60 mil habitantes, sendo que 2 mil teriam risco inclusive de ter dificuldade de acesso a água potável, mesmo engarrafada. A crise hídrica seria um resultado do assoreamento no rio Soberbo, principal fonte de abastecimento da cidade. O governador Wilson Witzel convocou uma coletiva neste sábado (5) para anunciar ações emergenciais.

A primeira das medidas é a criação da Comissão Especial de Gestão de Crise para avaliar e realizar os trabalhos. A Cedae deve assumir o serviço de fornecimento de água na cidade. A empresa já está na região dando apoio com carros-pipa para o abastecimento de imóveis, além de oferecer auxílio técnico para iniciar a operação da estação de tratamento de água.

A coletiva de Witzel foi feita ao lado do prefeito de Guapimirim, Jocelito Pereira de Oliveira, e dos secretários estaduais de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Roberto Robadey Jr., e de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão.

“Ontem à noite, recebi a ligação do prefeito informando sobre a situação de gravidade do abastecimento de água na cidade, que está com déficit de mais de 70%. O problema começou há quatro dias. A falta de água em um calor como este, principalmente nas comunidades carentes, é algo extremamente preocupante. Então, foi iniciado um trabalho também com a Legião da Boa Vontade (LBV) para a doação de água potável. O Estado, através da Defesa Civil e da Cedae, também tem a obrigação de auxiliar nessa situação. O abastecimento  será normalizado amanhã”, prometeu o governador, durante entrevista coletiva realizada no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle).

Além da Cedae, a Secretaria de Estado de Defesa Civil enviou para a cidade veículos de transporte de água. Por meio da Rede Salvar – formada por diversas entidades voluntárias, incluindo a Legião da Boa Vontade e a Agência Adra, da Igreja Adventista –, a pasta também está realizando uma campanha de doação de água potável para a população.

 

Loading

Mais Matérias

Pesquisar...