MAGÉ APRESENTA AÇÕES DE SAÚDE DO TRABALHADOR EM EVENTO ESTADUAL

Loading

As experiências de sucesso realizadas pelo Programa Municipal de Saúde do Trabalhador (PMST) com agricultores de Magé foram apresentadas nesta quinta-feira (20), na 1º Mostra de Experiências Exitosas em Saúde do Trabalhador no Estado do Rio de Janeiro. Magé foi um dos nove municípios selecionados pelas Secretaria Estadual de Saúde com experiências bem-sucedidas em prol da saúde do trabalhador.

Além de Magé foram selecionadas as práticas realizadas em Belford Roxo, Duque de Caxias, Queimados, Itaocara, Rio Claro, Petrópolis, Rio de Janeiro e Casimiro de Abreu. Participaram do encontro realizado na sede da secretaria estadual, os representantes de Programas Municipais, dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e das equipes que atuam nessa área.

“O Cerest estadual lançou uma proposta para os Cerest regionais que no nosso caso é o de Duque de Caxias, que engloba os municípios de Magé, Queimados, São João de Meriti e o próprio Duque de Caxias, pedindo que os Programas de Saúde do Trabalhador que tivessem experiências exitosas se inscrevessem no evento, fiz a inscrição desse projeto que realizamos no município e fomos selecionados. Na realidade foi para todo o estado do Rio, porém só os melhores foram selecionados e estamos entre eles”, comemora Vanessa Soares, coordenadora do PMST em Magé e responsável pela inscrição.

A Secretaria Municipal de Saúde foi representada pelo superintendente da Vigilância em Saúde, Daniel Martins, que apresentou o projeto. “Nosso município tem um trabalho essencial e fundamental para os agricultores de Magé, que estão em contato constante com produtos agrícolas. A cada seis meses, nossa equipe promove uma ação com os agricultores para orientarmos quanto ao uso do Equipamento de Proteção Individual e fazermos a coleta do exame de colinesterase, para verificar envenenamento ou o grau de exposição da pessoa a produtos tóxicos, como pesticidas, herbicidas ou adubos. Se descobrimos alguma coisa, fazemos o encaminhamento para o tratamento especializado imediato”, detalhou.

Fotos: divulgação Secretaria Municipal de Saúde

Loading

Mais Matérias

Pesquisar...