Prefeito Mario Esteves assina Pacto de Compromisso pela Plena Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes

O prefeito Mario Esteves assinou, na manhã desta terça-feira, 14, o Pacto de Compromisso pela Plena Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes, proposto pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). O chefe do Executivo participou de uma reunião, na sede do órgão, onde foi apresentado o plano de ação no tocante às políticas públicas voltadas a esse segmento da população. Ele reforçou que o governo terá sempre a postura de buscar o diálogo com as entidades estabelecidas como porta-vozes das necessidades coletivas dos cidadãos.

A secretária de Assistência Social, Paloma Blunk, que também participou do encontro, destacou a importância da parceria com os conselhos para atender melhor às demandas da população. “Os conselhos têm um papel reconhecido constitucionalmente. Como instituições paritárias, figuram como parceiras do poder público na prestação de serviços às pessoas. É fundamental, portanto, estabelecermos o diálogo contínuo, e é o que estamos fazendo. Existem muitas questões problemáticas envolvendo a realidade de crianças e adolescentes no município. Não podemos fechar os olhos”, afirmou.

Um dos assuntos abordados durante a reunião de assinatura do pacto de compromisso foram os assassinatos de adolescentes e jovens em Barra do Piraí, supostamente por envolvimento com o tráfico de drogas. Diversas mortes foram registradas só neste ano e os casos chamam a atenção do CMDCA. Os conselheiros enfatizaram a necessidade do fortalecimento de políticas públicas no âmbito do atendimento a dependentes químicos, bem como apresentaram outras demandas.

Atento a tudo, o prefeito reiterou o seu compromisso de trabalhar pela melhoria do atendimento prestado a crianças e adolescentes no município. “A gente passa na rua, nos bairros, e vê a quantidade de jovens com tempo ocioso, sem ter a oportunidade de fazer algo produtivo. É nossa responsabilidade dar chance a essas pessoas de ocuparem o seu tempo com algo que agregue, que some às suas vidas. Às vezes, é por falta de uma oportunidade que o jovem acaba se perdendo no caminho”, comentou Mario Esteves.

No fim do encontro, enquanto o chefe do Executivo assinava o Pacto de Compromisso pela Plena Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes, uma das presentes ressaltou o quanto era simbólico aquele momento, do prefeito participando de uma reunião no CMDCA. “O nosso intuito será sempre somar forças com aqueles que quiserem colaborar com Barra do Piraí. Não tem divisão. É um grande esforço de união, em nome da nossa cidade e, com certeza, das nossas crianças. Podem contar comigo”, complementou ele, finalizando.

DEIXE UMA RESPOSTA